quarta-feira, 25 de março de 2009

O meu nome

Olá a todos os que me estiverem a ler. Esta é a minha primeira mensagem no meu blog acabadinho de criar. Vamos lá ver se isto corre bem! :-)

Nesta primeira mensagem lembrei-me de vos falar acerca do meu nome.

Quando eu era pequena não gostava nada do meu nome, achava-o muito "pesado". Essa tradição de se pôr às netas o nome das avós... Depois lá me habituei!

Agora já não o sinto assim. Até dá jeito, não é fácil encontrar outra pessoa com o mesmo nome e assim não há confusões como Ana 1 e Ana 2, por exemplo.

Por ser um nome "pesado" para uma criança, houve uma tendência ainda maior para me tratarem pelos diminutivos e para usarem o segundo nome, com ou sem diminutivo. Ora cada pessoa, entre familiares e amigos, decidiu optar por um nome/diminutivo diferente. Isto criou-me uma grande confusão, especialmente quando comecei a atender o telefone lá em casa. Vejam bem, se eu ao atender o telefone ainda não sabia quem estava do outro lado, quando me perguntavam "quem fala?" eu não sabia responder, não sabia qual dos nomes ou diminutivos usar. Então comecei a usar estratégias, como antecipar-me a perguntar quem fala e conhecer as pessoas pela voz, etc.

Enfim, a vida de uma criança é difícil!

4 comentários:

BatRitinha disse...

Olha, lá está, não sabia que o teu nome era o nome da tua avó, tem uma história bonita. Para quem tem chama, o facto de teres várias alcunhas é divertido!
Bem-vinda ao mundo dos blogs, vou-te adicionar já ao meu! Beijocas!

Mizá disse...

Se eu não fosse tua prima não saberia qual o teu pesado nome, mas sendo não sei qual o diminutivo a usar ;)
Beijinhos priminha (diminutivo querido acho eu!).

Gena disse...

Desde já agradeço às minhas amigas (uma delas também é prima) os comentários que deixaram ao passar por cá.
Prima: se quiseres mudar o nome pelo qual me tratas, estás à vontade, eu já passei da fase de me confundir. Posso estranhar um pouco, mas depois passa!
Beijinhos às duas.

TALepatv disse...

Para mim só tens um nome: Amiga, com A grande.